Pesquisas sugerem que o aumento da ingestão de proteína pode ter efeitos impressionantes em seu apetite, taxa metabólica, peso e composiç...

Dieta da Proteína: Apetite e Saciedade



Pesquisas sugerem que o aumento da ingestão de proteína pode ter efeitos impressionantes em seu apetite, taxa metabólica, peso e composição corporal. 

Dieta da Proteína: Apetite e Saciedade

Comer mais proteínas pode ajudar a suprimir sua fome e apetite por horas após comer. A proteína aumenta a produção de hormônios, que o ajudam a sentir-se cheio e satisfeito. Além disso, ajuda a reduzir os níveis de grelina, também conhecido como “hormônio da fome”.


Em um estudo controlado de 12 mulheres saudáveis, o grupo que consumiu uma dieta rica em proteínas experimentou uma maior saciedade e menos fome do que o grupo que comeu uma dieta com menor proteína.

Devido a estes efeitos no apetite e na saciedade, uma maior ingestão de proteínas geralmente leva a uma redução natural na ingestão de alimentos.

Em outro estudo, quando 19 jovens adultos saudáveis ​​podiam comer tanto quanto eles queriam em uma dieta consistindo de 30% de proteína, eles consumiram uma média de 441 calorias por dia menos do que quando seguiram uma dieta consistindo em 10% de proteína.

Curiosamente, outra razão pela qual a proteína é tão satisfatória parece estar relacionada ao aumento significativo da taxa metabólica que ocorre durante sua digestão.